Top 3: Desculpas que lhe afastam do sucesso com artesanato

Muitas de minhas amigas artesãs tem o sonho de ter sucesso com artesanato. Seja ele crochê, como eu, ou qualquer outro. Mas ao mesmo tempo usam de algumas desculpas, que acabam lhe afastando desse sucesso. Pode ser que ao final deste post você não concorde comigo em alguma coisa. E você esta totalmente dentro do seu direito. E eu respeito isso.

Mas, quero ajudar profissionais, artesãos e criativos a ter sucesso com seu artesanato e não posso fugir da minha responsabilidade. Que é a de mostrar a realidade e o que impede muitas artesãs de alcançar o sucesso. Mesmo que com isso, eu corra o risco de algumas pessoas ficarem contrariadas ou chateadas.

Nós, seres humanos, temos a dificuldade em assumir responsabilidades. Isso é natural da espécie, não acontece apenas comigo ou com você, mas com todos os seres humanos. E por isso culpamos outras pessoas ou fatos pelos resultados que não alcançamos. E hoje, vou listar aqui para vocês as 3 maiores desculpas ou dificuldades que vejo no meio do mercado artesanal e criativo.

As três desculpas que lhe afastam do sucesso com artesanato

Agora, vou listar aqui, as principais que me deparo nas minhas redes sociais e até aqui mesmo no Blog. Claro que temos muitas outras, infelizmente as pessoas tem essa tendência. Se você quiser acrescentar alguma fique a vontade para escrever um comentário.

Lembrando que não estou julgando ninguém, até mesmo por que eu mesma já usei essas desculpas. Como venho falando desde o começo isso é natural do ser humano. Mas quando eu consegui me livrar dessas desculpas, eu realmente alcancei o sucesso com artesanato. E eu já falei sobre isso neste Post.

O artesanato não é valorizado

A questão de valorização do artesanato começa na própria artesã. Se a artesã não se valoriza investindo em capacitação e conhecimento, como esperar valorização da cliente? Se ela não investe no seu trabalho ou no seu negócio, valorizando mais sua técnica, o cliente não vai valorizar. Se ela não busca diferenciais para sua atividade, não será o cliente que irá valorizar. Você investe no seu trabalho? Nos últimos tempos, quantas feiras visitou? Quanto investiu em equipamento? Quanto investiu em divulgação?

Quando levantei essa questão em alguns grupos do Facebook, fui até xingada, e me disseram que estava falando bobagem. Pois podemos aprender tudo no YouTube e que podíamos viver apenas com o que aprendemos com nossa mãe ou avó sobre artesanato. Não me senti ofendida com essas pessoas, pelo contrário. Fiquei com pena delas, pois estão ficando para trás com relação as profissionais que tem a mente aberta para capacitação. E mesmo que pudéssemos viver apenas com aquilo que aprendemos com elas, devemos investir em divulgação, vendas e administração do nosso negócio. E não apenas na técnica em si.

Faça um curso de crochê completo e com garantia total (((CLIQUE AQUI)))

Não pode investir no momento? Então comece pelo conteúdo disponível gratuitamente na internet. Mas atenção: eu disse comece. Muitas artesãs acham que somente o conteúdo disponível na internet gratuitamente é suficiente. Um dos maiores segredos para ter sucesso com artesanato é investir, e muito, em sua capacitação. Se você acha caro investir em conhecimento, é porque você não sabe quanto custa a falta dele.

Não tenho tempo

As artesãs muitas vezes me relatam que não tem tempo para se dedicar ao seu artesanato. Por este motivo acabam por deixar ele de lado. Mas por experiencia própria eu sei que elas não tem é prioridade. A algum tempo ouvi isso de alguma pessoa, e no começo não quis admitir. Mas logo me dei conta de que era verdade. Faça este teste com você mesma. Pense no que você esta realmente focando no seu dia, se isso é realmente o mais o importante.

Sei que você vai me falar que esta focando em sua família e filhos. Que com toda certeza são muito importantes para nós. Se não, a mais importantes. E eu também acho, mas sendo eles importantes vale priorizar nossa vida profissional para dar a eles uma vida melhor. Pode ter certeza, no começo pode parecer difícil, e realmente é. Mas logo as coisas se ajeitam, você se organiza e tudo vai acabar bem. É apenas uma questão de prioridade e organização, assim não vai faltar tempo para nada.

A verdade é que o dia tem, exatamente 24 horas para todo mundo. Então, porque alguns conseguem produzir e alcançar seus objetivos e outros não? A resposta é simples: definição de prioridades e falta de foco no que realmente importa. Reflita: Se falta de tempo fosse desculpa, somente os desocupados teriam sucesso.

Estamos em crise ou a culpa é do governo

Quando a crise assolou nosso país nos últimos tempos, alguns ficaram se queixando e colocando a culpa na situação. Mas quem queria realmente ter sucesso com artesanato esta vendendo, e muito, o seu trabalho artesanal e criativo.

Na instabilidade econômica, muitos estão encontrando no artesanato uma alternativa para suprir suas necessidades. Mas quem já atua no mercado artesanal está “esperando a crise passar”. Qual a diferença entre um e outro? O fato de não colocar a culpa no governo ou  na circunstâncias pelo seu fracaço. O que parece muito com o que falamos lá no começo, lembra?

Quem quer alcançar seus objetivos dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa.

Comente para mim logo aqui abaixo, você concorda ou discorda do que escrevi?

Written by

Ola, prazer.. Sou Bruna Frank, tenho 23 anos e amo artesanato, mais especificamente crochê. Por isso tornei essa arte minha profissão a aproximadamente quatro anos. Me tornando a Bruna Frank Crochê. Eu sou gaúcha da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Sou também mãe, esposa e dona de casa em tempo integral. Hoje vivo 100% do meu artesanato e posso dizer que sou uma mulher realizada. E muito grata a Deus por isso.

%d blogueiros gostam disto: