Empreendedora criativa. Você é ou deseja ser uma?

Transformar fios, tecidos, papeis, cola e outros materiais em arte, é ser criativa. Viver dessa arte é empreender. Fazer as duas coisas é ser uma empreendedora criativa. Ninguém nasce empreendedor ou criativo. Mas com toda certeza nascemos com um grande potencial para sermos os dois. Mas por que será que ficamos muitas vezes no meio do caminho?

Existem três palavras fundamentais que você deve adotar, que são, disciplina, repetição, treino. Por mais contrárias que possam parecer aos conceitos de empreendedorismo e criatividade. Essas três palavras definem bem o que fazem os empreendedores mais criativos do mundo.

Mas a final, como ser uma empreendedora criativa

Se lhe falassem em pegar um pequeno pedaço de papel amarelo com cola na ponta. Para criar algo novo e lucrativo? Você no mínimo acharia essa pessoa louca. A final ninguém imaginou que isso pudesse ser uma grande invenção no mundo pós-moderno. E foi acidentalmente que o engenheiro Art Fry, descobriu utilidade para uma cola pouco adesiva. Que foi criada por Spencer Silver, um colega de trabalho. Isso no início dos anos 80, quando era funcionário da 3M.

A invenção até foi vista como mais uma esquisitice pela maioria da população.  Mas as pessoas não tinham ideia do quanto poderia ser útil ter o post-it para anotar seus recados. Mais de 20 anos após o surgimento do invento, ninguém mais duvida da importância do feito do engenheiro. Você percebe como o simples as vezes pode ser o que mais vai dar certo?

Muitas são as pessoas que acham que ser empreendedora criativa é coisa de outro mundo. Algo que apenas as pessoas mais capacitadas podem fazer. Mas não é assim, basta você ter força de vontade e fazer acontecer. Enquanto você acha que algo que você criou é extremamente simples e não vai dar certo. Tem gente criando e lucrando com suas ideias por mais malucas que elas pareçam para as outras pessoas.

Não existe fórmula mágica para criar um produto de sucesso. Suas idéias podem ou não dar certo, para saber é preciso tentar. É claro que, com planejamento, as chances de seu negócio dar ainda mais certo são muito maiores.

O que eu preciso para ser uma empreendedora criativa

Claro que apenas criar uma peça maravilhosa e esperar a sorte não vai funcionar. Alguns pontos para ser uma empreendedora criativa devem ser levados em conta, e um deles é a persistência.

Um dos maiores problemas das pessoas em geral hoje em dia é a ansiedade. É achar que vai lançar algo hoje no mercado e amanhã já terá uma empresa de grande sucesso. Mas tenha calma e persistência, a coca cola vendeu apenas 25 unidades no seu primeiro ano. Mas e se eles tivessem desistido?

“Em 1886,
as vendas de Coca-Cola não passaram de 13 copos diários e a produção anual do concentrado de 25 galões. Nesse primeiro ano, o Dr. Pemberton faturou US$ 50 em vendas e gastou US$ 73,96 em propaganda.” Fonte: Brasal Refrigerantes 

Além da criação da peça, com o nosso dom de artesã, existem passos fundamentais a serem seguidos. Você deve refletir sobre sua capacidade de inovação, analisar o mercado e saber identificar oportunidades. Isso vem do seu dom de empreendedora. Você ainda deve definir o produto ou serviço, estabelecer metas, segmentar e posicionar seu produto e definir estratégias de venda.

Em uma etapa “final” pensar em como implementar as estratégias para atingir resultados e após atingi-los, refletir sobre esses resultados. Embora eu sempre ache que não existe etapa final quando se quer bons resultados. Na verdade isso tudo é um grande circulo.  Há algumas empresas que fazem isso de forma mais intuitiva. Mas o melhor é fazer de forma estruturada.

Achou bastante coisa? Ficou meio perdida com esse final? Calma que aqui no blog e no canal do YouTube, vou lhe ajudar a ser uma grande empreendedora criativa. Por isso continue aqui comigo e acompanhe meu trabalho. Será um prazer lhe ajudar nesta caminhada.

 

 

Written by

Ola, prazer.. Sou Bruna Frank, tenho 23 anos e amo artesanato, mais especificamente crochê. Por isso tornei essa arte minha profissão a aproximadamente quatro anos. Me tornando a Bruna Frank Crochê. Eu sou gaúcha da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Sou também mãe, esposa e dona de casa em tempo integral. Hoje vivo 100% do meu artesanato e posso dizer que sou uma mulher realizada. E muito grata a Deus por isso.